Suporte aos pais

Nós descobrimos que ser honesto, mente-aberta e questionadores é a forma mais construtiva de lidar com a perda auditiva na família. Não hesite em procurar ajuda e em fazer perguntas aos audiologistas, professores e outros parentes para conseguir ajuda, informações e direcionamento.  

Você não está sozinho

Você não é o único com um filho deficiente auditivo.

Existem muitos outros pais e mães que estão numa jornada muito parecida com a sua e compartilham das suas experiências. Eles podem inspirar e motivar você ou simplesmente ouvir às preocupações que você pode ter. Procure na internet por fóruns ou comunidades locais de pais. Conversar com outros pais de crianças com perda auditiva pode te dar um grande apoio e informações reais de como ajudar seu filho. E lembre-se que seu filho pode se beneficiar enormemente de encontrar com outras crianças com perda auditiva.

Junte-se à nossa comunidade no Facebook

Envolva os avós e irmãos

A maioria das crianças com perda auditiva são de famílias onde elas são as únicas ou uma das poucas pessoas com problema de audição. Tantos os avós quanto os irmãos devem aprender a maneira apropriada de se comunicarem com seu filho.

Leia mais

questions-to-ask

Perguntas a serem feitas ao profissional auditivo

Seu filho precisará fazer visitas freqüentes ao centro auditivo. Use esse tempo para fazer perguntas ao profissional de audição do seu filho. Abaixo, você encontrará algumas sugestões.

Lembre-se que, uma vez que seu filho tenha obtido a linguagem, você deve permitir que eles reflitam sobre suas próprias experiências, sentimentos e necessidades durante essas visitas. Eles são seus próprios especialistas, e assumir responsabilidades em relação à perda de audição é importante para sua vontade e disposição de usar aparelhos auditivos.

  • Quais sons meu filho de fato ouve? Vai mudar ou ficar pior?

  • Meu filho vai aprender a falar?

  • Por quanto tempo ele terá que usar aparelhos auditivos?

  • Meu filho vai poder frequentar uma escola comum?

  • Meu filho reage com exagero algumas vezes. Isso é por causa da perda auditiva, ou é só uma fase?

  • Com que frequência devo levar meu filho para testar sua audição?

  • Onde posso conseguir ajuda para pagar pelos aparelhos auditivos? 

  • O que eu faço se meu filho perder os aparelhos auditivos?

  • Como posso cooperar com professores e instrutores nas escolas ou nas atividades esportivas? O que devo esperar deles e o que eles precisam de mim?

  • Meu filho parece muito afastado agora -  isso pode ter alguma coisa a ver com perda auditiva?

Técnicas de comunicação

Pergunte ao seu profissional auditivo se alguma dessas técnicas ou terapias pode ser relevante no seu caso.

Leitura labial
Os lábios mostram a articulação das palavras, como por exemplo "terra" e "fera". É por isso que a leitura de lábios é importante, especialmente para crianças com perda de audição, porque às vezes precisam ver para entender completamente. Desta forma, a leitura de lábios dá suporte ao discurso falado..

Terapia de fala e linguagem
A perda de audição pode dificultar a escuta das sutis diferenças nos sons de fala necessários para produzi-los com precisão. Muitos sons não podem ser distinguidos apenas pela leitura de lábios. Um terapeuta de fala e linguagem pode ajudar seu filho a se comunicar de forma mais eficaz

Discurso claro
Este método é uma maneira simples de falar, o que facilita a compreensão das pessoas com deficiência auditiva, mesmo em situações barulhentas. O método é fácil de aprender e usar e é basicamente sobre a pronunciação de cada palavra e frase de forma precisa - sem abandonar as finalizações de palavras.

Discurso sugestivo
Esta técnica é projetada para complementar a linguagem falada. Primeiro você aprende onde na boca são formados sons. Então você aprende a vincular esses sons a certos sinais, para dar suporte às palavras faladas. Com treinamento especial, você e o resto da família podem aprender esse método e ajudar seu filho a desenvolver suas habilidades de fala e linguagem.

Linguagem de sinais
Crianças com perda de audição profunda ou total geralmente usam linguagem de sinais com suporte de pistas auditivas e visuais. Crianças com perda auditiva profunda geralmente aprendem a usar linguagem gestual e a falar simultaneamente. Se você decidir aprender o idioma dos sinais, toda a família deve se envolver ativamente.

Veja nossas 3 regras para uma comunicação clara

Baixe as estratégias de comunicação