alt

Sua primeira consulta no centro auditivo

Saiba como assumir o controle de sua saúde auditiva e maximizar sua capacidade auditiva para que possa aproveitar a vida ao máximo.

Parabéns por dar esse passo tão importante para sua saúde auditiva!

Sua primeira consulta ao centro auditivo é uma etapa vital para proteger sua saúde e garantir que você possa aproveitar ao máximo sua vida. Nesta página, você encontrará tudo o que precisa para se preparar para sua consulta ao fonoaudiólogo — desde o que acontece durante a avaliação auditiva até os diferentes tipos de perda auditiva e o que considerar caso precise de aparelhos auditivos.

O que acontecerá no centro auditivo?

Ao chegar, você encontrará um fonoaudiólogo para lhe oferecer suporte profissional. Serão feitas algumas perguntas sobre sua audição e, em seguida, será realizado uma avaliação auditiva. Antes da avaliação auditiva, ele irá verificar visualmente suas orelhas usando um otoscópio. Após a avaliação auditiva, o fonoaudiólogo terá as informações necessárias sobre sua audição para verificar se você precisa de aparelhos auditivos. Tente manter a mente aberta e esteja disposto a ouvir os conselhos do fonoaudiólogo. Se você precisar de aparelhos auditivos, eles podem recomendar diferentes tipos e personalizá-los de acordo com a sua audição.

Leve alguém com você

Leve alguém que o conheça bem para a consulta - um parceiro, parente ou amigo pode ter notado detalhes importantes sobre sua audição. Essa pessoa também pode ajudar a lembrar do que foi falado durante a consulta.

Preparação antes da consulta


Para ajudar a identificar rapidamente os pontos que podem melhorar sua audição, pense nas situações que são mais desafiadoras para você. Converse com amigos ou familiares sobre qualquer coisa que eles perceberem. Faça anotações para que você possa contar ao fonoaudiólogo.

Perguntas para refletir:

  • Em que momentos você percebe mais dificuldade para ouvir?
  • O que você consegue ouvir bem?
  • Em que situações a comunicação é mais importante?
  • Em que situação você mais gostaria de escutar melhor?
  • O que você faz quando tem dificuldade para escutar?
  • Como os outros percebem quando você tem dificuldade para escutar?

 

alt

Teste sua audição

Bons profissionais utilizam uma combinação de abordagens para compreender completamente a sua audição única. Um teste importante desenvolvido para descobrir suas habilidades auditivas é a audiometria com o audiograma.

O que é um audiograma?

Um audiograma é um gráfico que mostra o quanto você consegue ouvir diferentes sons. Ele exibe os sons mais suaves que você pode ouvir em cada tom ou frequência.

Para obter um audiograma, você fará um teste de tom puro. Um a um, sons individuais chamados tons puros são apresentados a você. É solicitado que você pressione um botão ou levante a mão toda vez que ouvir um tom, mesmo que ele seja quase inexistente. Dessa forma, o fonoaudiólogo saberá quais são seus limiares auditivos para cada frequência e para cada orelha.

Juntamente com outros testes de diagnóstico, isso ajuda o fonoaudiólogo a determinar o tipo e o grau da perda auditiva e o tratamento e a reabilitação corretos para você.

Perda auditiva neurossensorial

Esse é o tipo mais comum de perda auditiva, causado por danos à orelha interna. Normalmente, ocorre como resultado da perda de parte da funcionalidade das células ciliadas sensoriais na cóclea, o que afeta a capacidade da orelha de transmitir impulsos elétricos ao cérebro por meio do nervo auditivo. No entanto, ela também pode ser causada por danos ao nervo auditivo.

Perda auditiva condutiva

Esse tipo de perda auditiva ocorre quando o som é impedido de atingir efetivamente a orelha interna devido a uma obstrução na orelha externa ou média. Isso pode ocorrer devido a danos em uma parte da orelha, como o tímpano ou os ossículos - os pequenos ossos na orelha média. Também pode ser devido a uma condição genética que impede o desenvolvimento adequado do sistema auditivo.

Perda auditiva mista

Isso ocorre quando a perda auditiva neurossensorial e a perda auditiva condutiva estão presentes ao mesmo tempo. Um exemplo seria se uma pessoa sofresse danos na orelha interna devido ao desgaste relacionado à idade (causando uma perda auditiva neurossensorial) e um crescimento no conduto auditivo (causando uma perda auditiva condutiva).