A causa mais comum de perda auditiva
A maior parte da perda auditiva resulta de danos às células ciliadas sensoriais na orelha interna, causados pelo desgaste do sistema auditivo e pela exposição a níveis sonoros altos, como o uso de fones de ouvido e máquinas. Esse tipo de perda auditiva é chamado de perda auditiva neurossensorial.
1. Células ciliadas saudáveis na cóclea
2. Células ciliadas danificadas
Causas da perda auditiva
Perda auditiva relacionada à idade (presbiacusia)
Essa é a perda auditiva que ocorre em muitas pessoas à medida que envelhecem, porque algumas das células ciliadas sensoriais na cóclea perdem parte de sua funcionalidade. Elas se tornam mais rígidas, o que as impede de responder ao som que chega, e se tornam mais frágeis, o que faz com que se quebrem.
Perda auditiva induzida por níveis elevados
Sons intensos podem causar danos irreparáveis às suas orelhas, resultando em perda auditiva temporária ou permanente. As causas da perda auditiva induzida por níveis elevados incluem concertos de música ao vivo, ouvir fones de ouvido com o volume muito alto, trabalhar em locais barulhentos, como canteiros de obras, restaurantes e até mesmo creches.
Doença
Algumas infecções virais podem causar perda auditiva súbita ao afetar os tecidos do sistema auditivo. Se a pessoa afetada procurar um médico rapidamente, essa perda auditiva súbita não precisa ser permanente. Além disso, diabetes, obesidade, tabagismo e pressão alta aumentam a probabilidade de perda auditiva.
Genética
A perda auditiva pode ser hereditária, o que significa que ocorre na família das pessoas. Isso pode assumir diferentes formas e pode estar presente no nascimento (perda auditiva congênita) devido a malformações na orelha e outras alterações, incluindo a Síndrome de Waardenburg e a Síndrome de Usher. A perda auditiva hereditária também pode aparecer mais tarde na vida.
Traumatismo craniano
Qualquer acidente que envolva uma pancada na cabeça pode causar traumatismo craniano, como um acidente de carro, de bicicleta ou uma queda. O traumatismo craniano geralmente causa perda auditiva permanente. A perda auditiva resultante de traumatismo craniano pode causar perda auditiva condutiva, em que os danos à orelha impedem que o som seja transmitido de forma eficaz para a orelha interna.
Trauma acústico
Sons excessivamente altos, como explosões, podem causar trauma acústico, que ocorre quando a força das ondas sonoras danifica a estrutura da orelha interna. Isso pode ser um dano ao tímpano, que impede que o som seja efetivamente conduzido para a orelha interna.
Loading component...
Que problemas a perda auditiva pode causar?
A perda auditiva dificulta a comunicação com os outros, fazendo com que as pessoas não se sintam envolvidas em ambientes sociais, o que pode levá-las à solidão ou ao isolamento.
Se você tem perda auditiva, quanto antes descobrir, mais eficazmente poderá agir. Agir ajuda você a se envolver com outras pessoas e com o mundo, para que você possa aproveitar ao máximo a vida.