Como é o som do zumbido?
Muitas pessoas sentem zumbido como um chiado na cabeça ou nas orelhas, mas ele pode assumir várias formas. Você pode senti-lo como um zumbido, assobio, grilo. Algumas pessoas o descrevem como a sensação de um oceano agitado ou até mesmo de música ou canto. Além disso, o zumbido pode ser um tom constante (zumbido tonal) ou um som pulsante (zumbido pulsátil).
"Algumas pessoas pronunciam zumbido como chiado, enquanto outras dizem apito. A palavra zumbido, na verdade, vem do latim e significa "tocar" ou "tilintar".
Zumbido e perda auditiva
Estima-se que 90%2 das pessoas que sofrem de zumbido também apresentam algum grau de perda auditiva, embora possam não ter consciência disso. Além disso, as pessoas podem apresentar zumbido temporário, o que é um sinal de que seus ouvidos foram expostos demais ao som. Portanto, sabemos que o zumbido está intimamente ligado à perda auditiva. Os aparelhos auditivos podem ajudar a reduzir o zumbido em pessoas com perda auditiva, pois dão ao cérebro mais sons para se concentrar.
Fatos sobre o zumbido
• O zumbido pode ser temporário ou permanente
• Pode ser constante ou intermitente
• Pode ocorrer em um ouvido ou em ambos
• O zumbido pode até mesmo acordá-lo quando você estiver dormindo
• Pode começar gradualmente ou de repente
• Pode ser suave ou alto, ou ter volume flutuante
• Pode ser um tom específico (frequência) ou várias frequências, todas de uma vez ou em momentos diferentes
Quanto tempo dura o zumbido?
Para algumas pessoas, o zumbido é intermitente, durando minutos, horas ou dias de cada vez. Um único show de rock ou uma explosão alta pode causar zumbido nos ouvidos. Esse tipo temporário de zumbido geralmente desaparece em questão de horas ou dias. Para algumas pessoas, entretanto, o zumbido parece nunca parar, e elas ouvem sons o tempo todo.
Ambos os tipos de tinnitus podem ser muito estressantes e angustiantes. Entretanto, o zumbido em si não é prejudicial e não causa danos adicionais à audição. Em vez disso, pode ser um sintoma de dano auditivo ou um resultado de alto estresse emocional.
Como os sintomas do zumbido podem afetar sua vida
O zumbido pode ter um grande impacto na sua vida, causando estresse, ansiedade, raiva e perda de sono. Isso muitas vezes pode ter um impacto significativo nas atividades cotidianas. Algumas pessoas se ensinaram a ignorá-lo. Para outras pessoas, os sintomas do zumbido podem se agravar a ponto de mal ser possível dormir uma noite inteira. Infelizmente, o estresse e a falta de sono estão realmente ligados ao zumbido. Eles podem afetar negativamente seu zumbido no dia seguinte, potencialmente iniciando um ciclo vicioso.
Procurar ajuda para seu zumbido é importante para sua saúde geral. Embora o zumbido não desapareça completamente, pequenas mudanças em suas atividades diárias podem tornar a convivência com o zumbido mais fácil. O primeiro passo para assumir o controle do zumbido é consultar um profissional de saúde auditiva para que, juntos, vocês possam encontrar o plano de tratamento que funcionará para você.

Como posso tratar meu zumbido?
Saiba tudo sobre as diferentes maneiras pelas quais podemos tratar e gerenciar seus sintomas de zumbido.
Existe uma cura para o zumbido?
Infelizmente, não há cura para o zumbido, mas há muito que você pode fazer. Sabemos como tratar o zumbido e reduzir seu efeito em sua vida, aliviando os sintomas e tornando-o mais confortável para você. O segredo é aprender a controlar os sintomas do zumbido.
A melhor coisa a fazer é entrar em contato com seu médico ou com um fonoaudiólogo para obter ajuda. Se não for tratado, o zumbido constante nos ouvidos causa distração. Assim como a perda auditiva não tratada, isso pode fazer com que as pessoas se afastem e se isolem. Felizmente, não precisa ser assim. Os aparelhos auditivos da Oticon têm um suporte incorporado que comprovadamente reduz o impacto do zumbido.
O que causa o zumbido?
Ainda não se sabe exatamente como o zumbido começa, e algumas pessoas desenvolvem o zumbido sem motivo aparente. No entanto, ele pode resultar de uma variedade de causas, assim como a perda auditiva. As possíveis causas do zumbido incluem:
- Exposição a sons altos
- Processo natural de envelhecimento
- Ruídos repentinos de impacto
- Lesões na cabeça e no pescoço
- Reação a medicamentos
- Sofrimento emocional ou estresse
- Infecções na orelha e outras complicações da orelha
Quais são as causas físicas do zumbido?
Os mecanismos do zumbido não são totalmente claros. Os especialistas acreditam que a maior parte do zumbido decorre de uma alteração na quantidade de informações que chegam ao cérebro.
- O zumbido é um sintoma, não uma doença
- O zumbido pode se originar em qualquer lugar entre o ouvido interno e o cérebro
- Ela geralmente surge após uma mudança nas informações sonoras provenientes das orelhas.
Embora as causas pareçam variar, os especialistas acreditam que o cérebro às vezes interpreta erroneamente a redução dos sinais provenientes do ouvido, resultando em uma percepção de som - zumbido - que não existe de fato. No entanto, nem todas as pessoas com zumbido também têm perda auditiva, o que indica que o zumbido é um fenômeno criado pelo cérebro.
O zumbido também pode surgir após um evento emocional traumático em sua vida que não esteja relacionado à sua audição. Isso apoia a hipótese de que o zumbido é um fenômeno mental.
Deixe-nos ajudá-lo a encontrar tratamento
Referências
-
Mancktelow, B. (2024). Tudo sobre tinnitus. Tinnitus UK.
-
Hearing Health Foundation. (2024). Zumbido (apitos nas orelhas). É possível tratar ou curar o zumbido?