Um bom começo no longo aprendizado da vida

Nós aprendemos durante toda a nossa vida. Desde o momento que nascemos nós aprendemos observando e imitando os parentes, família e amigos. Mais tarde vamos à escola, conseguimos empregos e temos vidas ativas, e continuamos o processo de aprendizado. Crianças com perda auditiva podem viver vidas tão completas e produtivas quanto outras crianças. Elas só precisam de um suporte extra quanto ao aprendizado. Crianças sem perda auditiva aprendem o tempo todo, pois elas captam todo tipo de informação. Mas uma criança com perda auditiva pode precisar que as coisas sejam explicadas passo-a-passo. Isso pode incluir coisas que estão planejando no dia, onde irão fazer compras, o que irão comprar ou quem estão indo visitar. Ao tirar tempo para explicar ao seu filho estas situações, você pode ajuda-lo a entender e acompanhar o que está acontecendo.

Esforço extra para lidar com termos abstratos
Além disso, crianças com perda auditiva podem precisar de uma ajuda extra ao aprenderem novos conceitos e palavras. Pode ser muito fácil ensinar a eles sobre objetos, mas ensinar sobre coisas abstratas pode resultar em confusão e falta de compreensão. Como as crianças com perda auditiva não conseguem ouvir nuances finas na linguagem, elas às vezes podem levar as coisas muito ao pé da letra ou generaliza-las. Conceitos tais como o tempo podem ser muito difíceis de entender, então você terá que encontrar diferentes formas de explicar sobre segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses e anos.

Encoraje-o sendo um bom exemplo
Um exemplo de um mal entendido de linguagem típico quando uma criança pergunta à sua mãe: "Quantas aranhas têm olhos?" O que ele realmente quis dizer foi: "Quantos olhos as aranhas têm?" Neste tipo de situação, tente desenhar ou usar imagens para ilustre o que você está tentando explicar. Sempre fale com seu filho, embora ele nem sempre pareça entender completamente o que você está dizendo. A única maneira de encorajá-los a desenvolver uma linguagem falada é falando você mesmo e dando um bom exemplo. E lembre-se de que suas expressões faciais e linguagem corporal também contam uma história interessante. Quando seu filho está falando com outras pessoas, tente evitar assumir o papel de intérprete ou responder por ele. Ao explicar as coisas, tente usar frases curtas e claras sempre que possível.

Produto para a sala de aula
Download de material sobre a leitura da criança

Aprendizado fora da escola

Envolva-os em atividades práticas
Uma dessas tarefas pode ser consertar bicicletas. Nomeie as diferentes partes, explique como funcionam e o que você está fazendo.

Cozinhem juntos
Explique de onde vêm os diferentes ingredientes e deixe seu filho desenhar os animais envolvidos.

Cultive a curiosidade natural deles
Se saírem para dar uma volta, à pé ou de carro, aponte e descreva as coisas diferentes que você vê conforme passam.

Abre os ouvidos deles para novas impressões
Chame a atenção do seu filho para sons específicos - como água corrente ou o barulho de balanços.

Montem quebra-cabeças ou joguem jogos no computador juntos
Trabalhar em equipe pode tornar seu filho mais confiante em resolver tarefas completas por si próprio mais tarde.

Explique os programas de TV e filmes
Assista os programas que seu filho gosta junto com ele, se possível pause o programa e converse sobre o que você estão vendo.

Leia histórias antes de dormir
Isso ajuda a desenvolver a linguagem e aguça o interesse do seu filho pela leitura e por conhecimento.

  • Downloads e suporte aos produtos

    Exemplo

  • Acessórios disponíveis

    Leia sobre soluções sem fio para aparelhos auditivos Oticon e outros acessórios.

  • Usando aparelhos auditivos com diferentes funcionalidades

    Exemplo

  • Encontre um centro auditivo

    Faça um teste auditivo e compre acessórios, partes avulsas e ferramentas de limpeza de profissionais Oticon autorizados.